Notícias 28 de janeiro de 2019

Motorista embriagado é preso depois de furar barreira do Detran e fugir no Parque

Foto: Divulgação Detran-MS.

Motorista de 26 anos foi preso no último domingo (26) após furar a barreira de fiscalização do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Segundo informações da agente Cláudia Gomes, que estava de plantão no momento do ocorrido, estava chuviscando quando o condutor de um Gol branco furou o bloqueio na rotatória da Agraer, na Avenida do Poeta, entrou em alta velocidade e seguiu até os Altos da Avenida Afonso Pena, onde foi obrigado a parar por ter atropelado vários cones. Ele chegou a ser perseguido pela viatura do Detran, que seguia com o sinal sonoro ativado para alertar aos pedestres sobre o perigo.

O caso ocorreu por volta das 18h30 e segundo a agente, o condutor estava tão alcoolizado que mal podia sair do carro. Policiais da BPMtran (Batalhão de Trânsito da Polícia Militar) foram acionados e, com a utilização do bafômetro, constataram que o condutor estava com 0,73 mg de álcool por litro de sangue.

Diante dos fatos, ele foi preso e encaminhado a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), que abitrou uma fiança no valor de um salário mínimo ao motorista. Em conversa com os agentes ele chegou a mencionar que vinha de um bairro, onde foi buscar a namorada e seguiam para uma festa.

A agente Claudia ressalta que, por conta da chuva, poucas pessoas estavam no parque naquele momento. “Se fosse um domingo de sol o risco de acidente seria muito maior, já que todos os finais de semana o parque é fechado para a prática esportiva e está sempre muito movimentado”, salientou. De acordo com ela, foi a primeira vez que um fato como esse ocorreu durante o fechamento do parque, que é de responsabilidade do Detran.

De acordo com o chefe de fiscalização do Detran-MS, André Canuto, o local estava bem sinalizado e mesmo assim o condutor insistiu em transitar em área destinada a pedestres, colocando em risco a vida dos que fazem usdo espaço. No entanto, ele garante que esse foi um caso isolado e que a maioria dos condutores tem a consciência de que a via está fechada e devidamente sinalizada para uso de lazer da população conforme a lei Amigos do Parque.

“Os agentes do Detran permanecem no local durante todo o período de fechamento justamente para evitar qualquer tipo de situação como essa, que possa colocar em risco a vida do cidadão. A preocupação dos agentes é garantir a tranquilidade de quem usa o parque todos os sábados, domingos e feriados das sete da manhã as 19h realizando o fechamento e fazendo o controle do tráfego no local”, explicou Canuto.

Fim de semana teve 20 ocorrências de alcoolemia ao volante em Campo Grande

Dados da Polícia Militar de Trânsito revelam que este foi um fim de semana movimentado e com grande número de motoristas presos por dirigir embriagado em Campo Grande. De sexta-feira até o domingo, foram registrados 20 boletins de ocorrência por alcoolemia na Capital. Se comparado com o mesmo fim de semana do ano passado, o número é 285% maior, já que o saldo de 2018 foi de sete ocorrências por este mesmo motivo.

O sub-comandante do Batalhão da Polícia Militar, capitão William Silva do Nascmento, explica que dos 20 autuados por dirigir sob efeito de bebida alcoólica, cinco ultrapassaram a medida considerada administrativa e foram presos.

No caso do motorista preso no Parque dos Poderes, o capital Nascimento ressalta que casos como este são esporádicos e que o local é seguro para a prática desportiva.

O militar ressalta ainda que, dirigir sob efeito de bebida alcoólica é uma infração gravíssima, podendo configurar crime de acordo com cada caso. O condutor que for pego em flagrante terá a habiliação recolhida pelo Detran e o veículo será retido até que um motorista habilitado se dirijá até o local. A multa apĺicada é de R$ 2.934,70.

Vivianne Nunes


Compartilhe