Destaque 20 de setembro de 2019

Motoristas de aplicativo participam de palestra em abertura da Semana Nacional do Trânsito

Motorista participa de circuito com óculos simulador de embriaguez. (Foto: Vivianne Nunes)

Motoristas de aplicativo de Campo Grande foram o destaque na abertura da Semana Nacional do Trânsito na última quarta-feira (18). O objetivo do encontro promovido pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) em parceria com a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul) era tirar dúvidas dos profissionais quanto à algumas regras de trânsito.

Logo de início, puderam acompanhar um testemunho de vida narrado pelo ator e servidor do Detran-MS, Ruberval Araújo Cunha, lotado na agência de Corguinho. Sentado em uma cadeira de rodas, Rubinho, como é conhecido pelos colegas de trabalho, dá início a performance contando aquela que seria a história de sua vida. A do rapaz apaixonado por velocidade que usava os Altos da Afonso Pena como pista de corrida e manobras radicais. Um jovem cheio de vida, de sonhos, que conhece a mulher da sua vida, resolve casar mas acaba tendo os planos destruídos por conta de um acidente de trânsito.

A batida, que resultou na morte de sua namorada, o teria deixado em coma por 90 dias e causado uma grave lesão que o deixou paralítico. De maneira muito real, Rubinho narra as dificuldades de um jovem que perdeu o grande amor de sua vida e teve seus sonhos abreviados por conta de um acidente causado por sua própria irresponsabilidade ao assumir o volante de seu veículo para participar de um ‘racha’.

O ‘testemunho’, como ele diz, deixa todos bastante estarrecidos, emotivos até, mas ele termina revelando que aquela não era a história de sua vida, mas de um amigo com quem conviveu na década de 80 em Campo Grande.
O recado foi dado e partir daí, teve início a palestra com o gestor de educação para o trânsito e agente de fiscalização, Ivar Custódio dos Santos. “Só de estar aqui, posso dizer sem sombra de dúvidas, que vocês, meus amigos motoristas, se destacam como os melhores, pois aceitaram receber nossas instruções para construirmos juntos, um trânsito mais seguro para todos nós”, começou o agente.

De maneira bastante didática, Ivar fala sobre a importância de se utilizar o cinto de segurança e cobrar os passageiros para que usem também. “Isso não é apenas para evitar multas, senhores, mas para garantir a vida de todos vocês e dos seus passageiros”, explicou.

Durante sua explanação, Ivar falou sobre o uso do celular, importante para o exercício da profissão, mas que deve ser utilizado de forma segura. “É preciso não correr riscos. Encostem os veículos caso precisem responder chamadas ou manusear o mesmo para localizações ou falar com passageiros”, afirmou.

Quem finalizou a palestra foi o gestor de educação para o trânsito e agente de fiscalização do Detran-MS, Joilton Santos, que proporcionou aos motoristas a oportunidade de participar da dinâmica de simulado de embriaguez com a utilização do óculos. Na oportunidade, o condutor tem a oportunidade de observar como fica a percepção de quem ingere bebida alcóolica e resolve pegar o volante. "Realmente não dá para ter noção nenhuma", constatou a motorista que participou do circuito.


Compartilhe