Notícias 23 de abril de 2024

MS Ativo é programa inovador com suporte aos municípios no cumprimento de metas pactuadas em contrato de gestão

O Governo do Estado lançou na última segunda-feira (22) o MS Ativo, programa inovador de municipalismo que traz uma maneira diferente de fazer gestão pública, tendo quatro áreas como prioritárias: Educação, Infraestrutura, Saúde e Assistência Social.

A parceria vai funcionar de forma orientada por resultados para a solução dos desafios específicos de cada cidade. Cada município terá seu contrato de gestão, e suporte técnico especializado, de modo a fortalecer as capacidades e ampliar o impacto das políticas públicas implementadas.

O objetivo é oferecer serviços cada vez melhores para a população e que as cidades alcancem seu pleno potencial de desenvolvimento.

Estrategicamente o programa será executado em três etapas. Ao longo de todo o ano passado e início de 2024, foi realizada a primeira fase da iniciativa, embasada nas demandas de cada município, em especial, em infraestrutura urbana e rodoviária. Agora, a gestão estadual inicia a 2ª fase, que é o municipalismo baseado em programas.

"Vamos trabalhar juntos para melhorar a qualidade de vida das pessoas"

O governador Eduardo Riedel explica que os municípios vão ser contemplados por programas já estabelecidos. Nesse modelo, os municípios terão acesso a informações e suporte técnico especializado, fortalecendo suas capacidades e ampliando o impacto das políticas públicas implementadas.

“O Municipalismo MS Ativo é um segundo momento do municipalismo. O primeiro é aquela interação direta da demanda de infraestrutura. Ela continua, mas a gente vai além. Não tem como fazer saúde, educação e assistência social se não for em uma parceria estreita com o município. É o que a gente vai mostrar. O 2º momento são os programas. E o 3º momento, que vai ser construído a partir de agora, é o sistema de cooperação com monitoramento dos resultados por essa parceria”, disse o governador.

Detran

Diretores do Detran presentes no lançamento do MS Ativo

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) tem papel importante na execução do MS Ativo. O Programa prevê asfaltar quase 4 mil km de vias urbanas, na prática significa asfaltar 100% dos municípios sul-mato-grossenses.

A sinalização de trânsito é fundamental para redução de sinistros (acidentes) de trânsito e consequentemente diminuir a demanda nos hospitais. A sinalização adequada, informa e direciona os condutores para agirem de forma segura e responsável.

As diretorias de Engenharia, Veículos, Administração, Tecnologia da Informação, Habilitação, e o diretor-presidente em exercício, Rodrigo Sodré, prestigiaram o lançamento do MS Ativo no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo nesta segunda-feira (22).

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS, com informações Agência de Notícias

Fotos: Rachid Waqued