Notícias 8 de julho de 2016

Veículos devem ser revisados antes de viagem, alerta Detran-MS

Campo Grande (MS) – No mês de julho várias instituições de ensino entram de férias e proporcionam alguns dias de descanso aos docentes e discentes. Com esse período livre, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para caírem na estrada. Mas antes de iniciar a viagem é importante verificar as condições do veículo que será utilizado, fazer a revisão mecânica e regularizar a documentação.

A revisão veicular é recomendada a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros, o que completar primeiro. De modo geral, todos os sistemas do carro são verificados na revisão, por esse motivo, o procedimento não pode ser feito de última hora, porque pode haver necessidade de troca de peças.

Alguns dos itens a serem verificados são: o motor, a embreagem, os freios, o câmbio, a suspensão, os fios e os cabos elétricos, a bateria, os pneus, as luzes do veículo e os níveis dos líquidos (para-brisa, radiador, travões e óleo do motor).

As condições da roda também devem ser verificadas, pois se houver algum amassado, pode haver pressão nos pneus e fuga de ar, comprometendo a segurança do veículo. Após isso, o motorista deve certificar se está portando a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV) e os itens de segurança, tais como: triângulo, macaco e chave de roda.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) ainda alerta sobre a sonolência e a fadiga ao volante, fatores que podem ser tão perigosos quanto o álcool e direção. A recomendação é para que o condutor durma pelo menos oito horas antes da direção e que, em caso de cansaço durante a viagem, pare para descansar.

Com a revisão do veículo em dia, atenção e respeito às legislações de trânsito, o motorista garante uma viagem tranquila, sem imprevistos, e consequentemente, auxilia na diminuição do número de vítimas de acidentes.

Assessoria de Comunicação e Estatística - ASCOE


Compartilhe