Notícias 18 de outubro de 2016

Você sabe o que é Medicina de Tráfego?

Campo Grande (MS) – Nesta terça-feira (18) é comemorado o dia do Médico, e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) aproveita a data para debater a Medicina de Tráfego, que é uma especialidade médica que se propõe a estudar as causas do acidente de trânsito a fim de preveni-lo ou minimizar as suas consequências, além de contribuir com subsídios para a elaboração do ordenamento legal e a modificação do comportamento do motorista. Suas principais áreas de atuação são: Medicina de Tráfego preventiva, curativa, legal, ocupacional e medicina de viagem.

A Medicina de Tráfego surgiu no ano de 1960, por ocasião de um Congresso de Medicinal Legal realizado em Nova York. No Brasil, a especialidade desenvolveu-se através do esforço de médicos peritos examinadores responsáveis pela realização do exame de aptidão física e mental para condutores de veículos.

O médico de tráfego tem importante papel no processo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ele é o responsável pela avaliação geral do condutor e realiza exames de audição, visão, avalia a pulsação e a respiração; verificando se não há nada que possa colocar em risco a segurança do condutor e de outras pessoas.

O Detran-MS conta com 109 profissionais credenciados aptos a realizarem a avaliação do condutor em todo o estado de Mato Grosso do Sul. “Os exames médico e psicológico são determinados pela Resolução Nº 425/2012 do Contran, eles compõem o processo da CNH. O médico realiza a avaliação do estado geral do condutor, visando à detecção de enfermidades que possam constituir risco na hora de dirigir”, esclarece Rosilda Melo diretora de Habilitação do Detran-MS.

Em média o Detran-MS realiza 450 exames médicos por dia, tanto de primeira habilitação quanto de renovação. No caso de renovação da carteira de habilitação, o exame médico é realizado a cada 5 anos para pessoas com menos de 65 anos e a cada 3 anos a partir desta idade, ou a critério do médico avaliador.

Dica para agilizar o exame médico:

Para agilizar o exame médico na hora de tirar a 1º CNH ou na renovação, o ideal é consultar um oftalmologista antes de passar pelo médico credenciado. Assim o usuário não corre o risco de ser surpreendido pela falta de visão na hora do exame.


Compartilhe