Destaque 1 de agosto de 2019

Detran-MS explica como usar corretamente o transporte de bicicleta

Para os amantes de bicicleta, vale a pena lembrar sobre às regras para transportar bicicletas no carro. A Resolução 349 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é que trata dessa questão, detalhando questões primárias, como obedecer ao limite de carga do veículo, estar bem afixada entre outros.

Desta forma esta semana o Direção Viva do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), explica como usar o transporte de bicicleta mais conhecido como ‘transbike’, através dos três sistemas de fixação: teto, rabicho e alça.

Conforme a diretora de Educação do Departamento, Elijane Coelho, na hora de escolher é necessário levar em conta a praticidade, a proteção da bicicleta e a segurança no trânsito. “Da parte traseira do veículo, o cuidado é não encobrir a placa e a sinalização luminosa. No suporte de tampa, isso pode ser resolvido retirando as rodas da bicicleta. Já no suporte de teto, não existe essa preocupação”, comenta.

Elijane ressalta que caso o seu transbike encubra a placa ou a sinalização do veículo, é necessário regulariza-lo. "Para isso é necessário que o condutor vá até o Detran com seus acessórios, faça a vistoria e obtenha a segunda placa com o lacre e o novo documento do veículo", concluiu.

Lembre-se: É necessário que a régua de sinalização esteja ligada ao sistema elétrico do carro. Assista o Direção Viva sobre o assunto.

Viviane Freitas


Compartilhe