Notícias 24 de julho de 2021

Primeira prova para cursos especializados é aplicada neste sábado na Capital

Em atendimento a nova regra estabelecida pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), alunos dos cursos de transporte especializado, produtos perigosos (MOPP), como coletivo, escolar, carga indivisível e veículos de emergência, farão a primeira prova teórica para homologação e validação do curso neste sábado (24).

A diretora de Habilitação do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Lina Issa Zeinab, explica que anteriormente, os condutores realizavam os cursos nos CFC’s (Centro de Formação de Condutores) ou no Sest e Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e homologava o certificado no Detran.

Agora, segundo a definição do Denatran, todo curso especializado que for realizado a partir de 1° de julho de 2021, deve ser validado após prova teórica realizada no Detran. O curso pode ser realizado em qualquer lugar do Brasil, no entanto, a prova deve ser feita onde a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do motorista estiver registrada.

“O condutor continua fazendo o curso onde já era habitual, mas agora só valida o certificado para ser incluso na CNH após a prova teórica realizada no Detran de onde sua carteira foi emitida ou onde reside, precisando de um comprovante de residência”, ressalta.

Assim como as provas de primeira habilitação, o exame é marcado pela instituição que ministrou o curso. O aluno precisa entrar na aba habilitação no site, emitir a guia e pagar a prova para que o exame seja agendado.

“Nos próximos dias será liberado o agendamento pelo próprio aluno direto no site também. É mais uma certeza de que os nossos motoristas estão realmente capacitados e tem todo conhecimento para estarem nas ruas, promovendo um trânsito mais seguro para todos nós”, conclui Lina.

A primeira prova será realizada amanhã, às 9h no Sest e Senat na rua Raul Píres Barbosa, 1784 - Chácara Cachoeira. As próximas acontecem nos dias 31, às 9h no Sest e Senat de Três Lagoas, 09 de agosto às 13h no Detran de Ponta Porã e 20 de agosto às 8h no Detran de Nova Andradina.


Compartilhe