Notícias 17 de abril de 2023

Agentes do Detran-MS participam da OTETRAN promovida pela PRF

Dois agentes do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) participam desde a última sexta-feira (14) da Operação Temática de Fiscalização de Trânsito (OTETRAN XXXVIII) promovida pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). A ação voltada à atualização dos policiais oferece conteúdos relativos à Fiscalização de Trânsito, tida como um dos principais pilares para a redução de acidentes.

Até o dia 24 de abril, serão realizadas ações de nivelamento teórico e prática fiscalizatória. Serão trabalhadas temáticas relacionadas a: motocicletas; ultrapassagens forçadas ou proibidas; alteração de características nos veículos; uso do cinto de segurança e transporte seguro de crianças; equipamentos obrigatórios e específicos; e o uso de celular com o veículo em movimento.

“Este é um treinamento de nivelamento de abordagem, que vai além do conhecimento teórico da legislação. No curso são feitos treinamentos práticos de fiscalização para aprimorar as técnicas de abordagem e conduta dos agentes”, destaca Welton Barroso, Coordenador de Fiscalização de Trânsito do Detran-MS.

A iniciativa está alinhada à promoção da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021-2030), proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os participantes se comprometem a reduzir a violência no trânsito.

A OTETRAN também está em conformidade com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito Brasileiro (PNATRANS), que estabelece um conjunto de mecanismos e ações com o objetivo de garantir a segurança viária, dentre estas, a potencialização da fiscalização de trânsito.

Além do Detran-MS, também participam do curso agentes do BPMTRAN (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito).

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS com informações PRF
Foto: PRF


Compartilhe