Notícias 11 de maio de 2023

Aquidauana recebe encontro regional de trânsito e planeja Maio Amarelo

Nesta terça e quarta-feira (09 e 10/5), a cidade de Aquidauana realizou o Ciclo de Palestras sobre Legislação e Segurança de Trânsito, promovido pelo Cetran-MS, com apoio do Detran-MS. O evento contou com a participação de profissionais ligados à educação e ao trânsito da cidade e de municípios da região.

Além de proporcionar a atualização de informações sobre fiscalização e legislação de trânsito, o evento sempre promove uma palestra de renovação de ações educativas, promovida pela Diretoria de Educação do Detran-MS, com a intenção de modernizar a abordagem do trânsito nos processos educativos das escolas. “Devemos mudar o conceito de trabalhar o trânsito somente com placas. As placas são importantes para que as crianças conheçam, mas devemos ampliar esse conhecimento, mostrando a criança o trânsito de forma geral, o conceito de mobilidade e onde essa criança se insere no trânsito como cidadã”, explica a palestrante Danielle Sena Bertolazo, gestora de educação do Detran-MS.

Público formado por educadores de Aquidauana e municípios da região.

O conceito de ocupação consciente da cidade, com investimentos em diversos modais, chamou a atenção dos participantes. “As palestras foram excelentes. Muito lúdicas e essa parte da ludicidade é muito importante, porque você precisa passar as informações na visão de uma criança. As informações nos trazem uma transformação única. Foi um dia fantástico de capacitação”, disse a coordenadora do CMEI Dona Mafalda, Fátima Cerlei Freitas.

Além de novos recursos, os professores e coordenadores também dançaram com a PM Luciene de Fátima Oliveira. Ela apresentou os recursos usados com as crianças, para educação de trânsito no Cematran. “Para cada idade, temos recursos diferentes para conversar com os meninos e com a meninas e posteriormente eles mesmos passam a atender outras crianças, usando os jogos”, conta a PM, que ainda mostrou uma forma bem divertida de trabalhar o trânsito, com paródias, e colocou todos os participantes para dançar.

Danielle Bertolazzo e Luciane de Fátima Oliveira

“As duas palestras foram muito interessantes e dançar e aprender as paródias foi muito divertido. Foi um excelente aprendizado”, disse a diretora do CMA Rotary Club de Aquidauana, Fabiana Aparecida Benites.

Ainda participaram da capacitação, os representantes do ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres) e o conselheiro do Cetran, Renan Cunha Soares Junior.

Para a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, os encontros que acontecem no interior do estado são uma oportunidade para a multiplicação de ações educativas de trânsito em todo estado. “Com as palestras e a apresentação das ações, os representantes dos órgãos municipais vão desenvolvendo novas abordagens da educação de trânsito, de forma transversal. E o Detran está sempre aberto para novas abordagens, para acompanhar e direcionar novas ações de educação”, disse Andrea Moringo.

Maio Amarelo

O Ciclo de Palestras em Aquidauana acontece durante o mês de maio e foi palco de articulação para ações do Maio Amarelo no município. Segundo informações do Departamento Municipal de Trânsito, Aquidauana também terá um Dia D, onde o comércio e a população da cidade se mobilizarão para usar a cor amarela como mobilização pela causa.

Emmanuelly Castro, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Fotos: Emmanuelly Castro