Notícias 18 de fevereiro de 2023

Carnaval 2023: Para mostrar na prática os efeitos do álcool nas pessoas, Detran-MS usa óculos simuladores de embriaguez

A partir deste sábado (18) até a próxima terça-feira (21), a Diretoria de Educação de Trânsito e a Divisão de Educação do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) estarão com um circuito montado no Monumento Maria Fumaça, na região da Esplanada Ferroviária, para mostrar na prática aos foliões os efeitos no álcool no reflexo e coordenação motora das pessoas.

Aplicado aos que não tenham ingerido nenhuma bebida alcoólica, o teste com os óculos simula os efeitos do álcool em vários níveis de embriaguez. Ao participar do processo, normalmente a pessoa fica impressionada como ela perde a noção de espaço e os reflexos. Jogar argolas em um cone de sinalização colocado e pouco mais de um metro ou avbrir um cadeado parece uma tarefa simples. Mas usando os óculos que simula a embriaguez, percebe-se que é uma ação difícil para quem tomou algumas latinhas de cerveja. Quem tem labirintite não deve participar do teste.

No local a equipe do Detran-MS também dará orientações preventivas em relação ao comportamento de risco durante os festejos de carnaval. O circuito estará montado no Monumento Maria Fumaça, das 15h às 22h.

Promovida pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) por meio da Diretoria de Educação e a Divisão de Educação, a medida faz parte de ação integrada com setores Públicos do Estado, Município e Sociedade Civil na Campanha: Alegria, Cuidados e Proteção. Crianças e Adolescentes não combinam com álcool, Drogas e Violência.

Paulo Yafusso, Assessoria de Comunicação – Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued


Compartilhe