Notícias 16 de março de 2023

Detran participa de primeira reunião do GGIT em 2023

Nesta quinta-feira, o Diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Rudel Trindade participou da primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito – GGIT para planejar as ações do Maio Amarelo.

Ao receber os participantes, o comandante da Bpmtran e presidente do GGIT, Tenente Coronel da Elcio Almeida, reforçou os esforços conjuntos entre os órgãos públicos e a sociedade civil para criação das ações do educação e segurança que serão desenvolvidas durante do mês de maio, em alusão ao Maio Amarelo.

Os representantes das entidades envolvidas realizarão ações durante todo o mês de maio, que acontecem em Campo Grande e no interior do estado. “Temos 75 municípios de MS em que o trânsito é municipalizado, isso quer dizer, que possuem um órgão municipal de trânsito e que estarão envolvidos nas ações de segurança e educação de trânsito”, explicou a presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Regina Maria Duarte.

O Diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade ressaltou que as ações do Detran serão voltadas para Educação de Trânsito, conforme o pedido do Governo do Estado. “Nosso governador já nos pediu um esforço para chegar em todas as pessoas do estado, por isso estamos investindo em ações de educação de trânsito nestes próximos anos, começando pelas ações do Maio Amarelo”, disse Rudel Tridade.

As ações coordenadas pelo do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito – GGIT, que serão executadas pelo Maio Amarelo, serão divulgadas em breve.
Participaram da reunião representantes do Detran-MS, Bpmtran, Agetran, Cetran-MS, Sest/Senat, Rotary Club, Corpo de Bombeiros, SAMU, Conselho Comunitário de Segurança da Área Central, Correios, Agesul, Sesau, Guarda Municipal, Consórcio Guaicurus, Fenabrave e OAB.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento da sociedade civil e os órgão relacionados ao Trânsito que apoia e realiza ações de orientação e sensibilização para um trânsito seguro. A cada ano, é escolhido um tema para reflexão durante o mês de maio. Em 2023, o Movimento Maio Amarelo comemora 10 anos, com a ideia de trazer um mês inteiro para colocar luz sobre um tema ESCOLHA.

Para falar de escolhas, a campanha educativa do Maio Amarelo 2023 vai pedir reflexão. Será mesmo que eu só devo me preocupar com as minhas ações? Será que, ajudar o outro no trânsito, informar, explicar, ajudar não melhora as relações pelas ruas e rodovias? Essas e outras reflexões estão na campanha deste ano que está sendo preparada com muito carinho para todo mundo.

Todo material publicitário já está disponível nos canais do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, dentro da página do Maio Amarelo (www.onsv.org.br), de forma gratuita e em diversos formatos para serem impressos, compartilhados fazendo a mensagem de segurança no trânsito desse ano, chegar para todos os brasileiros.

Emmanuelly Castro, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued