Notícias 14 de dezembro de 2022

Rudel Trindade, Presidente do Detran, recebe homenagem do Governo Federal

Representantes do setor de infraestrutura de transportes e trânsito tiveram seu trabalho e empenho reconhecidos ao serem agraciados com a Medalha do Mérito Mauá, entregue nesta terça-feira (13), pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, em Brasília.

O diretor-Presidente do Detran de Mato Grosso do Sul, Rudel Espíndola Trindade Junior, foi um dos homenageados da noite com a Cruz de Mauá.

A honraria é uma forma de agradecimento ao empenho dos profissionais no desenvolvimento de políticas públicas ligadas ao segmento.

“Temos um legado que construímos juntos nestes últimos quatro anos, setores público e privado. Um legado de integridade, de transparência, de previsibilidade, de um planejamento integrado dos modos de transporte. Hoje temos as rodovias, as ferrovias, os portos, os aeroportos pensados de forma conjunta e não de forma separada", disse o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, ao destacar avanços no setor desde 2019.

Homenagem

Instituída em 1965, a Medalha do Mérito Mauá homenageia o patrono do Ministério da Infraestrutura, Visconde de Mauá, industrial e banqueiro reconhecido como pioneiro dos meios de transporte no Brasil. Em 1845, ele levantou os estaleiros da Companhia Ponta de Areia, em Niterói (RJ), dando início à indústria naval brasileira. Os primeiros trilhos lançados em solo brasileiro, como a ferrovia Santos – Jundiaí, em São Paulo, na década de 1940, também são creditados a ele.

A premiação é dividida em duas categorias: “Serviços Relevantes” e “Cruz Mauá”. Na primeira, são agraciados aqueles que trabalharam de modo superior à natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento dos transportes no Brasil. Já a categoria “Cruz Mauá” premia quem tenha cooperado para a concretização dos objetivos previstos nos planos e programas de trabalho do setor de transporte, bem como aqueles que, pelo seu nível de conhecimento, tenham apresentado contribuição efetiva à elevação do nível de eficiência dos serviços.

Confira a lista de agraciados clicando aqui.