Notícias 1 de junho de 2022

Saiba quem foram os primeiros cidadãos a receber o novo modelo de CNH no Brasil

Condutores de MS receberam as primeiras CNH´s em novo modelo do País.

Quatro campo-grandenses foram os primeiros a receber o novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Trânsito) no País na manhã desta quarta-feira (1). Os condutores receberam os documentos durante o lançamento oficial no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, das mãos de autoridades do trânsito local e nacional. Na ocasião, uma motorista de ônibus, uma comerciante, um taxista e um motorista de caminhão foram os escolhidos para representar os condutores brasileiros.

Fátima Aparecida do Nascimento tem 75 anos e na manhã desta quarta-feira (1), recebeu das mãos do diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Espíndola Trindade Júnior, o novo documento de habilitação com maiores informações e mais segurança contra falsificadores.

Há 18 anos vivendo do trânsito na Capital do Mato Grosso do Sul, Fátima Aparecida, é motorista de transporte circular e atualmente, faz a linha que vai do Centro da Cidade até o bairro Moreninhas, um dos mais populosos e mais distantes da região central.
De acordo com ela, que também foi instrutora de autoescola na Capital por trinta anos, a melhor forma de garantir o bom andamento das atividades é tendo respeito pelos outros e pelo que faz. São oito horas diárias à frente de um veículo que chega a carregar 150 pessoas por dia!

“Toda vida eu gostei do meu trabalho”, garante a motorista e quando perguntada sobre a previsão de se aposentar, ela é enfática: “Só Deus é que sabe. Enquanto a empresa me permitir, estarei aqui”, disse de forma muito simpática.

Também recebe o novo documento o taxista Mário Vilela de Souza, 26 anos de profissão, 49 de vida. “Sou nascido aqui em Campo Grande mesmo e comecei em 1996. Gosto muito da minha atividade”, afirmou.

Para sobreviver como taxista em época de aplicativos, Mário diz que já tem clientes cativos. “Houve uma diminuição no serviço e depois
também veio a pandemia, mas estamos conseguindo trabalhar”, garantiu. Sobre o novo modelo de CNH, Mário diz que a garantia de mais segurança no documento é uma das vantagens aprovada pelo campo-grandense.

Sinedir Arruda de Amorim Kanashiro de Alem, 46 anos, é empresária no ramo de alimentos na Capital. Ela e o marido Ronald Kanashiro de Alem possuem uma Casa de Carnes no Mercado Municipal de Campo Grande.

O quarto escolhido para representar nosso Estado no lançamento do novo modelo de CNH é motorista de veículos pesados. Luiz Carlos Gonçalves, 49 anos, motorista de carga em Campo Grande há pelo menos 30 anos. Começou fazendo transporte de carga de medicamentos e atualmente atende a Três Américas Transporte desde 2002. Dirige veículo de trinta metros, articulado, peso pesado, levando mercadoria para todo o Brasil.

Ao lado do acordo com a diretora de Habilitação do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Lina Issa Zeinab, o Estado foi escolhido para sediar o lançamento oficial em todo o País, tanto pelo empenho em virtualizar e modernizar os serviços quanto pelo histórico de empenho na homologação e lançamento de novas ferramentas pela Secretaria Nacional de Trânsito.

Na virada do dia 31 para o dia 1º de junho, um trabalho conjunto garantiu o sucesso da implantação do novo modelo no País, começando pelo Estado de Mato Grosso do Sul, escolhido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Segundo a diretora de Habilitação, Lina Issa Zeinab, todo o processo foi acompanhado de perto por ela ao lado do coordenador do setor de Registro Nacional de Carteiras de Habilitação, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, além da servidora Loretta Figueiredo, representando o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação e da gráfica.

“Como o Detran-MS foi selecionado para ser o primeiro a emitir o documento, nossa equipe decidiu realizar esse plantão na virada, quando recebemos o acesso para a emissão das carteiras. Na oportunidade foram executadas as transações, ajustes necessários e impressões para garantir a impressão de 28 documentos, os primeiros do País”, afirmou.

Diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, durante lançamento de novo modelo da CNH

Para o diretor-presidente do Departamento, Rudel Trindade, garantir a excelência na prestação dos serviços ao cidadão sempre foi o objetivo do órgão e com isso, construir uma relação segura e confortável com os clientes é primordial. “Esse evento coroa todo o trabalho do Detran na área da tecnologia. O governo tem investido muito no digital e, como nos preparamos para isso, estamos afinados, sendo hoje os primeiros do País”. finalizou.

Essa é a segunda vez dentro do período de menos um mês que o Mato Grosso do Sul recebe o secretário nacional de Trânsito, Frederico Moura Carneiro e segundo ele, o Detran-MS, é um grande parceiro da Secretaria Nacional, dos projetos desenvolvidos por ela e pelo Ministério da Infraestrutura e, sobretudo, quando o assunto é transformação digital. “Ai sim, a gente percebe um grande destaque. Em todos os projetos que vêm sendo desenvolvidos e entregues, a gente pode contar com o Detran-MS”, afirmou.

Ao término do evento, os representantes da Serpro, Senatran, Ministério da Infraestrutura e Detran-MS, fizeram um tour pelos aquários do Bioparque Pantanal, maravilhados pela beleza do espaço que representa as belezas naturais de Mato Grosso do Sul.

Vivianne Nunes
Fotos Bruno Rezende


Compartilhe