Notícias 14 de abril de 2023

Novos gerentes destacam importância de capacitação pioneira no Detran-MS

Terminou nesta sexta-feira (14) o curso de novos gerentes promovido pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Essa é a primeira vez que novos gestores passam por um treinamento intensivo voltado a ampliar habilidades, melhorar os relacionamentos interpessoais, desenvolver competências, e principalmente, dar mais qualidade de atendimento ao cidadão.

“Esse curso dos novos gerentes foi de fundamental importância para nós que estamos assumindo agora as agências do interior. Passamos por todos os setores, num contexto geral foi muito proveitoso para nós. Conhecer pessoalmente todos é de grande valia. O que nós ressaltamos e agradecemos inclusive a nova diretoria, é o fato que o pessoal que nos antecedeu não tiveram essa mesma oportunidade de aprendizado, de ter contato com os responsáveis por cada setor. Ter esse contato vai efetivamente ajudar nos nossos atendimentos para que o usuário que necessita dos nossos serviços saia satisfeito”, destaca João Paulo dos Santos, da agência de Ivinhema.

Patrícia e Joaão Paulo em visita a Agência Digital

“Volto pra minha cidade com a sensação de aprendizado, de acolhimento, de satisfação que eu tive aqui no Detran em Campo Grande. As equipes, a apresentação do curso, é muito satisfatório conhecer as pessoas, ter esse contato direto na central, porque a gente que está no interior, nunca pensa que tem uma estrutura e uma demanda tão grande como tem no Detran em Campo Grande. Um agradecimento especial ao David e a equipe dele, e em nome dele, a todas as equipes que nos atenderam maravilhosamente bem, e que nos ensinaram um pouquinho de cada coisa, e tenho certeza que vamos levar isso pra nossas agências para implantar e seguir”, afirma Patrícia Vieira de Melo, da agência de Inocência.

“O curso foi muito gratificante principalmente sabendo que nós temos apoio da sede aqui com todo suporte. Como estamos à frente do Detran na agência de Ladário, estávamos meio ansiosos para saber como seria o curso. E superou minhas expectativas saber que em cada setor nós teremos um apoio. Só temos agradecer a toda equipe do Detran que nos proporcionou essa capacitação”, reitera Wagner Rostemberg, da agência de Ladário.

“Um excelente curso, muito proveitoso. Só veio nos ajudar a desempenhar um bom trabalho nas agências. Agradeço muito a equipe que promoveu esse curso, e que tenhamos muitos outros pela frente para melhor vir a somar para um bom atendimento aos clientes e um bom relacionamento com os colaboradores do Detran. Agradeço toda equipe que ministrou o curso, toda equipe do RH e demais servidores de Campo Grande que nos receberam nesses dias”, declara César Moretti, agência de Paranaíba.

“Adquiri muita experiência teórica, muito importante essa comunicação com RH, Diraf, todos os setores. Foi muito gratificante. Um pouquinho de experiência que tinha, pude adquirir mais. Pude observar que mudou muita coisa comparado a uma outra oportunidade que trabalhei na agência. Espero que o David com a equipe organize mais cursos para nós. Vejo que as coisas vão melhorar a cada dia, e se aprimorar”, afirma Lauriston Batista de Amorim, agência de Figueirão.

“Treinamento de fundamental importância. Tiramos muitas dúvidas. Sabemos que existem muitas dificuldades no interior com pessoal, estrutura. Mas já deu para receber um norte de como tudo funciona, onde é possível se precaver, buscar ajuda, com quem buscar. Tenho certeza que foi de grande importância esse estreitamento entre nós do interior com a sede. Foi de extrema importância essa semana junto com o Detran de Campo Grande”, avalia Anivaldo Moraes de Almeida, da agência de Rio Verde.

“O curso agregou conhecimento em diversas áreas que tivemos a oportunidade de relacionar durante a semana e trouxe uma melhor qualificação para o atendimento da agência”, avalia Luciene Ferreira da agência de Água Clara.

Durante cinco dias, nove colaboradores passaram por treinamento teórico e prático, que os levou a conhecer em profundidade o funcionamento de setores como recursos humanos, patrimônio, documentos, vistorias, habilitação, infrações, penalidades e leilão de veículos. Os gestores também vivenciaram na prática como é a demanda de atendimento ao público na Agência do Pátio Central e na Agência Digital no Shopping Norte Sul Plaza.

"Tenho confiança que atingimos nosso objetivo e todos os gerentes saíram com uma bagagem grande de conhecimento sobre os assuntos do Detran. Finalizamos em grande estilo na Agência Digital do Norte-Sul que é um modelo conceito que somos pioneiros no Brasil", enfatiza o diretor presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

O cronograma também envolveu atividades com a equipe do psicossocial que promoveu uma roda de conversa com dinâmicas voltadas à reflexões importantes para um ambiente de trabalho saudável. Os gerentes também compartilharam experiências sobre o desafio que terão pela frente em suas respectivas cidades.

O curso é uma iniciativa da Diretoria de Administração e Finanças (DIRAF) por meio da Divisão de Recursos Humanos (DIVRH) e vai de encontro às diretrizes da gestão do governador Eduardo Riedel de desenvolvimento humano, social e atenção plena às pessoas.

De acordo com o diretor da DIRAF, Gustavo Alcântara de Carvalho, “este é o primeiro de uma série de capacitações previstas para este ano, e que vão agregar conhecimento aos colaboradores e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão sul-mato-grossense”.

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS
Fotos: Detran-MS